sábado, 15 de setembro de 2012

Obreiro




O corpo de membros de uma igreja necessita de obreiros atuantes, ou seja, que compareçam não apenas as reuniões, mas também a congregação de modo inter-relacional. Ultimamente tenho observado obreiros, diáconos ou até mesmo pastores, que se colocam no altar nas reuniões, nas suas cadeiras, compenetrados, porém inatingíveis, participam dos cultos que correspondem a sua escala, mas não participam mais como membros de uma congregação.
Obreiros não são mais membros?
É claro e bíblico que são membros sim, no entanto uma problemática atual é sua posição de inatingível, de não participante, referente a cuidar das almas, dos membros, dos neófitos, num papel de alicerce de uma congregação, que cuida do cristão que participa com seu chamado para cuidar de almas, que compra a briga do neófito e o ensina a andar na fé. Para alguns, não posso deixar de citar, existe a busca de um lugar de honra, e para estes, atingido este lugar, não há mais o que fazer “só ser glorificado”, abominável. Levando em conta que todos aqueles que estão em Cristo, não estão para si mesmos e sim para Cristo, logo, para aqueles que não estão. Seja pastor, seja diácono, seja presbítero, seja membro, todos nós somos obreiros e nosso sorriso pode salvar vidas.

2 Coríntios 5
18- Tudo isto vem de Deus, que nos reconciliou consigo por meio de Cristo e nos confiou o ministério da reconciliação.
19- Pois foi Deus quem reconciliou o mundo consigo, em Cristo, não imputando aos homens os seus pecados, e pondo em nós a palavra da reconciliação.
20- É em nome de Cristo, portanto, que exercemos as funções de embaixadores e é Deus quem, por nosso intermédio, vos exorta. Em nome de Cristo suplicamo-vos: reconciliem-se com Deus.
21- Aquele que não havia conhecido o pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nos tornássemos, nele, justiça de Deus.

Eis aqui a minha sugestão para a solução desta problemática:
1. Só pode dar, quem recebe:
É bem verdade que aquele que dá, só pode dar, o que tem, e só tem, quem busca ter, só busca ter, quem tem um propósito diante de Deus e entendeu a missão do cristão.
2. Gerar autonomia:
O obreiro deve buscar gerar no neófito uma experiência de fé, a qual vai alicerçá-lo autonomamente, e esta experiência é exercida na pratica e ensino da palavra, pela manifestação da pessoa de cristo neste (obreiro), pelo Espírito.
Ser pessoa é se relacionar ser pessoa em cristo, ainda mais o será.
3. Sair do inalcançável:
Estar no meio do povo, se misturar, como Jesus, estar disposto a ouvir como Jesus o ouviu. O obreiro que não se comporta antes de tudo como membro não tem como cuidar de ninguém.
Existem aqueles, “bonitinhos”, “engravatados”, “perfumados”, “engomadinhos”. Objetos de desejo, porque? São apenas vitrines; e como o inatingível de certo modo é objeto de desejo da maioria dos seres humanos, surge o pensamento: “-Quero ser igual a ele!”, “-Que mistério é esse?”. Então aparece mais uma geração de estátuas para idolatria.
4. Criar discípulos para Cristo
Criar discípulos para cristo é uma tarefa que apenas O Senhor deve fazer, ué? Predestinação? Não, o Espírito Santo nos faz ser como Cristo nesta parte, então é como se o próprio Senhor Jesus ensinasse:

2Co5:20 - É em nome de Cristo, portanto, que exercemos as funções de embaixadores e é Deus quem, por nosso intermédio, vos exorta. Em nome de Cristo suplicamo-vos: reconciliem-se com Deus.

Quando nos colocamos a disposição por entender e viver o seu propósito.
Ministério
Além de ser muito importante uma comunhão, uma relação entre os ministérios, o próprio nome diz, ministério vem de ministrar, ministrar é relacionar-se.
Existem três ministérios principais:
1º) Os santos (nós) ministram ao Senhor (Louvar, Adorar, Orar e servir).
2º) Em resposta O Senhor Ministra aos Santos (nós), depois ministramos aos demais Santos.
3º) Os Santos ministram ao mundo.
Está aí o grande mistério da importância da cooperação entre os ministérios.
Os Membros
A maioria dos membros neófitos não sabem como tomar posse da palavra para receber de Deus estratégia para vencer os obstáculos da vida, grande parte dos membros de uma congregação chegam sofridos, seja por rejeição social, seja por decepção com as religiões, claro que Deus os tocou e os chamou. No entanto o ministério precisa operar na instrução dos membros, no amparo social (relacional).

Nenhum comentário :

Postar um comentário