quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O Espírito vivifica


Este texto trata de desmistificar,ou até mesmo “des-burocratizar” o alcance ao Deus vivo, que em muitos lugares ainda é visto como um deus inalcançável, um deus que está longe e que temos que fazer, e fazer e fazer para alcançá-lo.

E movido pelo Espírito Santo eu tentarei expor de melhor maneira o meu entendimento, baseado numa declaração de um apóstolo que foi o exemplo de que isso não é verdade,pois quando estava indo matar, recebeu vida, o apóstolo Paulo.
"O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; por que a letra mata, mas o espírito vivifica." - 2Co3:6


Neste trecho fica bem claro que o apostolo Paulo diz sobre o poder do Espírito Santo sobre as palavras, ou seja, "o espírito vivifica" ele dá a vida às letras, as letras sem vida, sem Espírito, levam a morte.

Muitos hoje em dia, em muitos púlpitos espalhados pelo mundo, dizem que o espírito de entendimento da palavra é aquele que vai fazer você entender do mesmo jeito que ele entende, é revelado somente a ele a verdade, aquele que está em cima do altar, que está pregando.
E às vezes até insiste em dizer que se aquele que está assistindo não interpretar do mesmo jeito "não está no espírito".

Bem caro irmão(ã) em Cristo, raciocine comigo, o Espírito Santo é enviado para aquele que crer no Senhor Jesus Cristo, para que então possamos dar continuidade a sua obra, numa vida de santidade com domínio próprio, com comunhão, temor e sabedoria, para Deus e para sua igreja; no entanto este espírito vem somente para este pregador? Claro que não.

"Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca."(Mt 12:34) da boca do homem pode sair palavras de Deus? Sim, certamente, mas não saem palavras só de Deus, saem palavras também do homem, o que está no seu coração.

Gostaria de deixar bem claro que você independe da comunhão daquele que está pregando, pois além de não se saber como é a vida deste, você está ali, buscando Deus.

E é essa sua busca que vai te dar luz, que vai te dar a resposta, o Senhor Deus é soberano e é maior do que as palavras de um homem, é bem maior do que as páginas da bíblia, bem maior do que as paredes do templo, é Deus quem vai te responder, e quando ele responder você entenderá, pois Ele não divide a sua glória com ninguém.

e quando você entende que Deus pode mudar a sua vida através de Jesus Cristo “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos...”(1Tm 2:5-6a) ele te dá o espírito do entendimento.

Muitas pessoas até entendem a verdadeira mensagem do espírito, mas pode ser abafada quando aquela voz diz: - se não for assim como eu, você está errado, você não está no espírito.

A letra é a palavra sem espírito, e a palavra é sem espírito quando quem a usa não quer pregar o plano de salvação divino que é pela graça, ou seja, nunca estaremos com mérito para receber o que Deus tem pra nós (lembrando que é através de Cristo). E quem usa a palavra como instrumento de glória para si mesmo, para mostrar conhecimento, o que acontece em muitas congregações, prega letra, que gera morte e confusão, mas quem prega a salvação por meio de Cristo, vivifica a letra e gera vida, gera entendimento.

E quando geramos vida através da palavra somos habilitados para sermos ministros de uma nova aliança, não por nós mesmos mas por graça.

O único mediador entre você e Deus é Cristo, "julgai todas as coisas, retende o que é bom;"(1Ts 5:21) Deus não depende de ninguém para falar ao teu coração, somente da sua fé em Cristo, por isso procure uma fonte segura e aprenda a palavra no Espírito, não viva somente das palavras que saem da boca dos outros, mas aprenda, estude e tome posse dessa ferramenta tão amável, preciosa e poderosa que é a palavra do Senhor nosso Deus.

“Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;”(CL 1:10)

Nenhum comentário :

Postar um comentário