sexta-feira, 30 de maio de 2014

A destruição que constroi



O Espinho na carne do Apóstolo Paulo
O que sabemos sobre esse espinho na carne é mencionado por Paulo em 2 Coríntios 12:7:
 “E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.”

Primeiro, o propósito do espinho na carne era fazer com que Paulo permanecesse humilde. Qualquer pessoa que tivesse encontrado Jesus, falado diretamente e sido enviado pessoalmente por Ele (Atos 9:2-8) ficaria, em seu estado natural, orgulhoso da sua experiência incrível. Acrescente a isso o fato de que Paulo tinha sido guiado pelo Espírito Santo a escrever muito do Novo testamento, e é fácil ver como ele poderia ter se tornado orgulhoso e arrogante.

Segundo, sabemos que a aflição veio de Satanás ou de um dos seus mensageiros. Assim como Deus permitiu que Satanás atormentasse a Jó (Jó 1:1-12), Deus permitiu que Satanás atormentasse Paulo para que Seu propósito e Sua vontade fossem executados.

O Espinho na nossa carne.
A hipocrisia consciente: Sabemos o que fazer, quando fazer e como, mas não fazemos, pois decidimos carregar todo o peso sobre nossas costas queremos tudo pra nós, toda a gloria, mérito, prazer, toda capacidade de superar obstáculos.  Afinal, “já estamos bem grandinhos pra ficar chamando pelo pai”.
Então nos damos conta que o espinho que penetra a nossa carne surge principalmente quando temos que negar o tempo inteiro a nossa natureza egoísta.

A mania incontrolável de querer ser independente de Deus nos faz enfrentar desertos terríveis, não enxergamos nada, só vemos problemas gigantescos, portas se fechando, as chances diminuindo, muito sofrimento. Nesse momento precisamos de coragem para entregar nas mãos do Senhor.

“Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.”
Romanos 5:3-5
A esperança no faz enxergar que no tempo de Deus tudo vai passar. Aqueles que passam por momentos difíceis advindos do aperfeiçoamento de Deus se alegram pois são aperfeiçoados isso é mais um motivo de perseverar na busca da vitória, este aperfeiçoamento gera um caráter aprovado, baseado na fé, também não livre dos espinhos, mas acompanhado da força de Deus para suportá-los.
Quando confiamos no poder de Deus sabemos onde está o caminho, de onde vem o socorro, tomamos a decisão certa, deixando aquela preocupação inútil que nos atormenta e não resolve nada.  Soltando os problemas sobre ele e com ajuda dele, Nossa alma se tranquiliza no meio do campo de batalha e nos dá força pra continuar lutando com a certeza de que seja qual for o fim, é um fim proveitoso para a vontade de Deus na nossa vida.

“Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”
1 Pedro 5:6-8
“Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso”
Salmos 91:1
Que o senhor venha sobre nossa vida com a sua graça nos dando força para suportar as dores das dificuldades e que estas dificuldades tenham só a importância de mostrar a misericórdia e a bondade de nosso senhor para com aqueles que entregam os momentos difíceis em suas mãos. Senhor nós te pedimos que em meio à guerra consigamos ter a paz para ver a “tua palavra como lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho”.
Salmos 119:105

Em nome de Jesus Cristo, Amém.

Nenhum comentário :

Postar um comentário